10 Motivos para fazer parte da Comunidade Sinapse

 

Acordar cedo, tomar café, ir para o trabalho, ir para a faculdade, etc. Todos os dias, fazemos algo por alguma razão e a nossa rotina é definida pelas nossas vontades e necessidades. Ao escolhermos fazer parte de alguma coisa, de algum grupo, realizar algum trabalho, fazer um curso, praticar exercícios, temos uma motivação para tal. Por quê? Porque somos seres movidos pelo propósito!

E por falar em propósito, o que faz com que o Sinapse da Inovação tenha tanta capilaridade e envolva tantos atores em seu processo? Ao longo de 10 anos, mais de 40 mil pessoas foram impactadas pelas ações do programa, refletidas no envolvimento de mais de 90% dos municípios catarinenses, na significativa participação da comunidade capixaba e amazonense nas operações pilotos nos respectivos estados e o crescente número de ideias inovadoras submetidas edição a edição.  Isso sem falar nas mais de 400 empresas apoiadas pelo programa, o que aumenta exponencialmente o seu impacto na sociedade.

Ao analisarmos o que motiva a participação de estudantes, professores, pesquisadores, inventores, empresários na comunidade sinapse, podemos fazer uma extensa lista, mas em comemoração aos 10 anos do programa, vamos apontar os 10 principais motivos que despertam aquela vontade de fazer parte do Sinapse da Inovação:

1 – Incentivo à cultura empreendedora

O Sinapse vai muito além de transformar ideias em negócios ou incentivar pessoas a contribuírem com a construção de ideias e negócios. Ser sináptico, agente sináptico, parceiro sináptico e participar da comunidade Sinapse, trata-se de impactar no desenvolvimento regional com a criação de novos empregos, geração de renda, distribuição de recursos, arrecadação de impostos, compartilhamento de conhecimento, fortalecimento do ecossistema inovador e projeção do potencial do estado no país. O fortalecimento da cultura empreendedora contribui para o surgimento de cadeias produtivas que melhoram a qualidade de vida da população!

2 – Transformação de conhecimento em negócio

Quantos projetos incríveis são desenvolvidos em universidades e institutos tecnológicos que acabam indo parar no fundo de uma gaveta? O Sinapse nasceu dessa necessidade de conectar a academia ao mercado e incentivar que o conhecimento produzido nas instituições de ensino se transforme em um negócio próspero. O programa dá aquela luz na hora de transformar a linguagem acadêmica em linguagem mercadológica. Assim, as pesquisas realizadas nos laboratórios têm a oportunidade de se tornarem produtos líderes de mercado!

3 – Criação de conexões

Imagina só: governo, instituições de ensino, empresas privadas, instituições de esferas diferentes articuladas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento regional através do empreendedorismo. No Sinapse acontece! Além da comunicação facilitada entre os atores envolvidos, os empreendedores criam conexões para o compartilhamento de experiências e conhecimento, aproveitando a multidisciplinariedade dos projetos, tornando-se parceiros empresariais e fornecedores uns dos outros! A comunidade sináptica possui diversos caminhos para a conexão de pessoas e ideias, o networking é certo e oportunidade é o que não falta.

4 – Apoio financeiro

Empreender no Brasil é um desafio imenso, sabemos. Um dos motivos que despertam o interesse em participar do Sinapse é o oferecimento de apoio financeiro através de recursos de subvenção. Esse seed capital é essencial para dar o empurrão na geração de novos negócios, para garantir que a taxa de mortalidade das empresas seja baixa, como acontece hoje com as estatísticas do programa: 83% de todas as empresas sinápticas continuam ativas de acordo com a pesquisa realizada em 2014.

5 – Capacitação empreendedora

O Sinapse dá a vara e ensina a pescar! Todos os proponentes de ideias inovadoras, desde a primeira fase de seleção, recebem capacitações sobre os mais variados temas relacionados ao empreendedorismo. Já na etapa de seleção de ideias, são mais de 30 capacitações disponibilizadas aos empreendedores com o intuito de orientar e ajudar no aperfeiçoamento do projeto. Sem contar que durante 6 meses, os empreendedores das ideias aprovadas recebem capacitações online (mais de 40) e presenciais, com o objetivo de desenvolver o produto e validando o negócio das empresas preparando-as para o mercado.

6 – Oportunidades internacionais

As parcerias fechadas pelo Sinapse são incríveis e o programa sempre é acionado quando há uma busca por boas empresas a fim de indicação a prêmios e oportunidades. Quando os parceiros nacionais e internacionais entram em contato procurando startups para participarem de competições e programas de aceleração, as sinápticas dão show! Temos histórias incríveis como a da PackID, que dentre 15 statups do mundo todo, ganhou a competição INAM – AdMaCom em 2016 (inclusive, as inscrições da edição 2018 estão abertas!)

7 – Selo de empresa qualificada

Os empreendedores e as empresas que participam do Sinapse são sempre muito bem vistas por outros programas de incentivo ao empreendedorismo. Isso porque o programa prepara os empreendedores desde a maturação da ideia até o primeiro cliente, o que torna a empresa mais preparada e com mais chances de ser aprovada em outros processos seletivos. Se for sináptica a qualidade é garantida!

8 – Engajamento da comunidade

A cada edição o Sinapse da Inovação tem envolvido cada vez mais a comunidade em seu processo. Disseminar a importância do empreendedorismo para a sociedade é uma das missões do programa empoderando os cidadãos e incentivando o compartilhamento de ideias. Uma das ações do programa nesse sentido é a Bolsa de Valoração de Ideias, um mecanismo similar a uma bolsa de valores, onde qualquer pessoa que se cadastrar no site, recebe créditos para investir nas ideias que estão sendo propostas. Ao final, os investimentos realizados são cruzados com as notas dos avaliadores dos projetos e premia-se os 5 melhores investidores! Assim, os projetos recebem o feedback dos cidadãos e os cidadãos têm o incentivo para participar do processo e aprender um pouco mais sobre empreendedorismo.

9 – Retorno à sociedade

O apoio à criação de empresas e engajamento da comunidade causa impactos sociais e também econômicos. Na pesquisa realizada pelo Sinapse em 2014 para acompanhar o status das empresas apoiadas, um dado muito gratificante pôde ser levantado: naquele ano, foi arrecadado 27 milhões de reais em impostos oriundos das atividades dessas empresas. E sabe quanto o governo investiu nas startups de 2008 a 2014? Vinte e um milhões de reais. Isso mesmo, o investimento em 6 anos ainda FOI MENOR que o retorno dado em impostos EM UM ANO. Todo o esforço é válido e muito bem recompensado!

10 – E o décimo, mais importante e que resume tudo: Fazer a diferença!

Alguns dos principais motivos para ser um sináptico ou fazer parte do programa de alguma forma foram listados acima. Mas todos os caminhos se cruzam na pergunta: “O que motiva você a fazer parte dessa comunidade?”. Os empreendedores, parceiros, sinápticos, professores, pesquisadores, inventores, cidadãos, só tem uma coisa a responder: FAZER A DIFERENÇA. Porque fazer parte do Sinapse é fazer a diferença! É impactar vidas, conhecer novos horizontes, ser desafiado diariamente, é crescer!

 

E por esses e outros motivos que o Sinapse da Inovação vem se consolidando como um dos mais completos programas de incentivo ao empreendedorismo do Brasil. Voltando ao propósito, todos temos um. Qual é o seu? O nosso é transformar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *