Ano novo pode ser considerado para muitos empreendedores um renascimento: a desconstrução de antigos posicionamentos, revisão da marca, reconsideração da jornada do cliente e a revisão das principais lições aprendidas do ano que passou.

Após um fim de ano com alguns dias para descanso e integração com a família e amigos, é tempo de voltar ao trabalho para alcançar os seus objetivos. Eis que se inicia um novo ano, com novas expectativas e promessas. Mas não basta idealizar o que se quer alcançar, é preciso traçar objetivos e metas a fim de proporcionar, a você e a equipe envolvida, maior clareza sobre como se pretende atuar nos próximos doze meses.

Para isso, reunimos algumas dicas para que você aproveite o início de 2018 e faça deste um ano verdadeiramente incrível para os seus negócios. Veja, a seguir, 5 dicas para isso:

  1. Reveja as lições aprendidas do ano anterior com a sua equipe

O ano anterior guarda informações valiosas a respeito da sua performance. Acessar e revisar os dados históricos pode ajudar você e a sua equipe a entenderem quais fatos e dados podem se transformar em aprendizado para que, neste novo ano, estes ensinamentos sejam considerados no planejamento e, desta forma, mitigados os riscos de repetição.

  1. Seja flexível e enxuto para adaptar-se rapidamente às mudanças

Em pequenos negócios, é interessante que haja um “planejamento mínimo viável”, ou seja, a elaboração de um plano enxuto, conforme a metodologia Lean propõe, para que a sua empresa atinja um alto nível de produtividade e eficiência. Isto, consequentemente, implicará em um planejamento flexível a possíveis mudanças, o que é imprescindível em negócios que estão vivenciando a transformação digital.

  1. Inclua o pessoal da operação na construção deste plano

É importante incluir a sua equipe na discussão sobre as movimentações do mercado em que atua, a fim de elaborarem juntos estratégias e mapearem as possibilidades de novos produtos, serviços ou, até mesmo, direções do seu negócio.  

Envolva os executores no planejamento e pergunte-os sobre como podem atuar para entregarem um crescimento contínuo. Assim, você tende a diminuir os campos cegos e gera valor aos principais responsáveis pelo sucesso do seu negócio: as pessoas internas.

  1. Não perca de vista o plano maior

Se desenvolver uma lista com as metas para o novo ano é importante, então analisar se estas estão alinhadas com seus planos a longo prazo é ainda mais. Reflita se os objetivos propostos colaboram para a realização da visão e missão estabelecidas pela empresa e não tenha medo em reconsiderar a sua visão de negócio, caso seja necessário.

  1. Seja realista ao elaborar o seu plano de voo

Definir metas altíssimas pode não ser saudável para a sua empresa, a medida que isto poderá desmotivar e decair a confiança da equipe caso não seja atingida. Se a projeção de crescimento do seu mercado está para 5% em 2018, talvez valha a pena almejar um aumento para 10%, ao invés de elaborar como meta um crescimento em 50%.

  1. Dica Bônus: Celebre com sua equipe as pequenas vitórias

Ser realista ainda sim requer coragem e esforço de toda a equipe para superar as altas e baixas do mercado. Isto significa superar desafios. Celebrar pequenas vitórias pode não parecer grande coisa mas, a longo prazo, poderá elevar o nível de satisfação, empenho e produtividade dos seus colaboradores. Pessoas são o ativo mais valioso da sua empresa. Não deixe de valorizá-las no seu planejamento. Colaboradores felizes proporcionam experiências felizes aos clientes.

Diante disso, é válido recordar uma frase do cinematográfico mestre das artes marciais, Bruce Lee, que diz “Saber não é o bastante, é preciso aplicar. Querer não é o bastante, é preciso fazer”. Planejamento sem a ação é um desperdício, especialmente nas fases iniciais ou de lançamento de um negócio. Seja ágil como um samurai e saiba como impulsionar o seu foguete para voar alto em 2018! Conte com o Sinapse da Inovação para isso.

 

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