Para abrir uma empresa no Brasil, o empreendedor deve carimbar, assinar e reconhecer em cartório uma pilha de papéis antes de conseguir o alvará de funcionamento. Além disso, é preciso ter conhecimento dos impostos que a empresa deve pagar e mais uma infinidade de burocracias antes de conseguir abrir o seu negócio.

Sabemos que o processo é complexo e, por isso, o Sinapse da Inovação quer te ajudar! Preparamos um passo a passo ensinando o caminho das pedras para você abrir sua empresa. Vimos que Santa Catarina já apresenta diversos avanços na área, como o SC Bem Mais Simples, que prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). O mecanismo tem como objetivo diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, fechamentos, entre outros processos para empresas de baixa complexidade, ou seja, com atividades que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e com baixo potencial poluidor.

 

A burocracia

Quando o termo burocracia foi criado por Max Weber, na segunda metade do século XVIII, representava um avanço na estrutura técnico-administrativa da administração pública, um modelo que trouxe a padronização e introdução de normas racionais. A burocracia seria uma forma detalhada de explicar as atividades, como um passo a passo.

Hoje o termo burocracia é comumente relacionado a sua disfunção, a burocratização, em que o formalismo exagerado acaba tornando os processos lentos e, além de não resolver problemas cotidianos, ainda abre precedentes para que as pessoas tentem encurtar o caminho cometendo ilegalidades. A burocracia, quando utilizada em excesso, torna-se ineficiente para a maioria dos empresários e mais ainda para as startups.

 

Se o Vale do Silício fosse no Brasil…

Imagine a seguinte situação descrita pela Endeavor Brasil

“É quinta de manhã. A fila do cartório está enorme, mas você chega cedo para garantir o seu lugar. Lá na frente, enxerga um rosto conhecido. Olha de novo para ter certeza e confirma: é ele mesmo. Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, está na fila também. E tem mais. Quando você foi puxar assunto, ele comentou que Jeff Bezos estava em situação difícil. Depois da mudança na tributação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ele tem gasto tantas horas preenchendo as fichas de obrigação acessória que nem consegue mais olhar para a estratégia da Amazon.”

Essa situação é engraçada e improvável, mas seria a rotina dos maiores empreendedores do mundo se eles se aventurassem a abrir um novo negócio no Brasil. Mas para que você não fique preso em algumas dessas barreiras burocráticas, temos algumas dicas importantes!

 

E quem poderá me ajudar?

Então se você já está inserido no mundo dos negócios, você merece parabéns pela coragem de desenvolver um novo projeto e um prêmio por sobreviver aos desafios burocráticos enfrentados pelo caminho!

Se você está começando agora, o Sinapse da Inovação quer te ajudar nesta fase inicial. Consultamos os nossos parceiros do empreendedorismo e elaboramos um manual com os passos essenciais para a formalização da sua empresa em Santa Catarina. Aproveite o material e sempre busque mais informações!

 

 

O Sinapse da Inovação deseja muito sucesso em sua jornada empreendedora. Você pode contar com a gente para tirar a sua ideia do papel e alavancar o seu negócio.

Se algo é importante o suficiente, mesmo que as probabilidades estejam contra você, faça-o” – Elon Musk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *