Como fazer um networking de impacto

Muitas podem ser as dúvidas sobre onde e como encontrar as pessoas certas, ao iniciar um novo negócio ou projeto. É criada uma expectativa por quem empreende de encontrar compradores de seus produtos e serviços e, ao mesmo tempo, pessoas que contribuam com dicas, troca de experiências, mentorias e feedbacks para o aprimoramento e desenvolvimento do negócio.

Se você está começando um projeto, com um produto em desenvolvimento ou em estágio de comercialização, é valioso se conectar com pessoas novas. Um networking inteligente e eficaz permitirá alavancar os seus resultados e objetivos a curto, médio e longo prazo. Neste artigo, para que você tenha uma melhor experiência na formação da sua rede de contatos vamos te dar duas dicas eficazes para fazer um networking qualificado que te farão se destacar em meio à multidão.

Pensando no crescimento da rede de contatos dos nossos sinápticos, o Sinapse da Inovação promove alguns eventos de interação entre os empreendedores, como o Happy Hour e também a Feira de Negócios, em que organizações, universidades, empreendedores e investidores se reúnem em um ambiente descontraído para tratar de soluções inovadoras.

Dicas para fazer um networking qualificado

#Dica 1: Prepare-se

Preocupe-se com o retorno sobre o investimento de tempo

Quando você vai a um evento e se senta próximo a uma pessoa já conhecida, você diminui as chances de conhecer pessoas novas no evento que te ajudem a alcançar os seus objetivos profissionais, por exemplo. É claro que pessoas já conhecidas também podem contribuir, e muito, para o seu negócio ao introduzir outras pessoas ao seu ciclo profissional. Tenha em mente claramente o seu objetivo ao comparecer ao evento e realize novas conexões sempre que possível, afinal, você está fazendo um investimento ao participar dessas ocasiões de troca!

Uma pesquisa relatada em um artigo da Harvard Business Review Brasil indica que é também por conta da ineficiência das pessoas em se conectarem com outras novas que o networking não se torna uma atividade produtiva em eventos.

Nesta pesquisa, antes da entrada ao evento, foi constatado que um terço das pessoas já se conheciam. Embora 95% dos entrevistados tivessem expressado o interesse em conhecer novas pessoas, durante o evento a realidade de mostrou contrária, a maioria dos participantes conversavam com as pessoas já conhecidas.

Por isso, sugerimos a reflexão: “como será destinado o meu investimento de tempo e oportunidade durante o período neste evento?”.

Se pudéssemos te dar um conselho, seria: saia da sua zona de conforto. Prepare a sua mentalidade para prospecção de pessoas que possam te agregar valor.

Pesquise sobre o seu público (e se ele pode estar naquele evento)

Após decidir se preocupar com o seu investimento pessoal, é importante saber quais perfis de pessoas está buscando para gerar conexão. Esse exercício irá trazer clareza e, consequentemente, um pouco mais de assertividade nas suas interações.

Além disso, traçar um perfil fará com quem você empenhe melhor a sua energia, tempo e dinheiro. Por isso, estudar o evento e sua estrutura, a programação e o currículo dos palestrantes, o local, os eventos anteriores realizados pela instituição organizadora e seus resultados, será um diferencial para tomada de decisão sobre a ida ao evento.

Isso porque, caso os próprios veículos de divulgação não comuniquem a respeito, essas valiosas informações coletadas devem subsidiar você para uma noção sobre o público naquele ambiente.

#Dica 2: Promova-se

Tenha o seu cartão em mãos e um pitch na ponta da língua

Ter uma apresentação pronta e treinada sobre o seu negócio e sobre si mesmo facilitará a sua interação, especialmente se for introvertido(a) ou estiver num momento de nervosismo.

Seja com investidores ou com o seu cliente, o que ambos esperam é que o seu discurso não só esteja alinhado com a sua entrega, como também gere um sentimento de segurança e a confiança por você, o que será um ponto de partida para seus investimentos de tempo e dinheiro.

Você pode formar discursos de 30s a 2 min, dependendo da oportunidade que tenha acesso.

Para apresentação da sua empresa, você pode contar com o roteiro tradicional, de acordo com o proposto pela Associação Brasileira de Startups (que é bom estar salvo em nuvem e num pendrive para o evento), ou elaborar um roteiro baseado na proposta de valor do produto oferecido.

Participe de eventos multidisciplinares

Se colocar em eventos multidisciplinares pode contribuir não somente para novos aprendizados, como também desenvolver a sua rede de contatos com pessoas cujas habilidades são complementares, tanto às suas, quanto de sua equipe.

Talvez nestes espaços você se inclua não conhecendo ninguém, a princípio. No entanto, não espere que um fator externo, como o próprio evento, gere condições confortáveis para um networking. Simplesmente o faça.

Um networker é oportunista, ou seja, é aquele que aproveita as oportunidades, de maneira saudável, a fim de gerar valor para si e para o próximo. Isso porque ter sempre em mente a relação de ganha-ganha fortalecerá o relacionamento entre vocês.

Por fim, sugerimos que mais importante do que se preocupar com a quantidade, é estar com foco na qualidade dessas conexões. Portanto, ocupe-se em construir uma rede que ganhe força e longevidade.

Se ainda se sentir receoso(a) ou introvertido(a) para isso, temos um desafio pra você. Que tal criar uma
meta inteligente para gerar novas conexões?

Bônus Especial (só para quem é Sináptico)

Elaboramos um material para incentivar o networking qualificado entre os sinápticos e os agentes no ecossistema de inovação regional: um Catálogo de Parceiros, que contempla instituições de todas as esferas – públicas, privadas e sociais – que estão dispostos a contribuir para o fortalecimento das novas empresas de sucesso do programa Sinapse da Inovação.

Neste material, encontram-se não só os dados de contato com a instituição, como também seus produtos e serviços oferecidos, além de descontos exclusivos para a comunidade sináptica. Melhor se conectar com quem já sabemos que está interessado em contribuir, certo? Então, não perca mais tempo e verifique com atenção esse material, enviado para o e-mail dos participantes.

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

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