Como Funciona

Quando o Sinapse da Inovação é aplicado pela primeira vez em um estado, é feita a análise do Ecossistema de Inovação da região para a identificação das vocações, potenciais, tendências e oportunidades da região, bem como de seus principais atores de CT&I. Esta etapa prévia garante que o edital do programa seja construído de forma personalizada para cada região.

Na sequência, é feita a articulação e preparação do programa, com a implementação dos comitês de governança; apresentação da oportunidade e articulação com incubadoras e pré-incubadoras parceiras; preparação do portal, ferramentas e materiais de Marketing.

A etapa de lançamento e divulgação tem início com a publicação do edital. Além do evento de lançamento, são realizados diversos eventos de divulgação em universidades, escolas técnicas, incubadoras e associações para incentivar a submissão de ideias junto ao público-alvo.

A partir da etapa de capacitação, proposição e seleção das propostas, os empreendedores inscritos recebem capacitações para o aprimoramento de suas ideias, que são avaliadas por um time de especialistas de todo o estado. As mais preparadas são selecionadas para as fases seguintes, chegando-se a seleção de cerca de 100 projetos que serão contemplados com a subvenção econômica (quantidade varia de acordo com cada edital).

Os projetos aprovados recebem orientações para a abertura da empresa, suporte durante seis meses para o aperfeiçoamento do produto, capacitações, e suporte para o contato com primeiro cliente e com investidores na etapa de operacionalização do empreendimento e pré-incubação.

Por fim, ocorre a auditoria e avaliação das empresas com o objetivo de verificar a evolução alcançada por cada uma delas.

ETAPAS
Cada operação do Programa Sinapse da Inovação é composta por cinco etapas principais, como mostra o esquema abaixo.
  • Etapa 0

    Análise do Ecossistema de Inovação da região

    Análise do Ecossistema de inovação com a identificação das vocações, potenciais, tendências e oportunidades da região, e seus principais atores de CT&I.

  • Etapa 1

    Articulação e Preparação

    Articulação e implementação dos comitês de governança e preparação do portal, ferramentas e materiais de marketing.

  • Etapa 2

    Lançamento e Divulgação

    Publicação do edital e realização de eventos de divulgação para incentivar a submissão de ideias junto a universidades, empresas e sociedade.

  • Etapa 3

    Capacitação, Proposição e Seleção

    Fase 1
    Submissão de ideias

    Fase 2
    Projeto de Empreendimento

    Fase 3
    Projeto de Fomento

  • Etapa 4

    Pré-Incubação

    Formalização da empresa e recebimento de subvenção.

    Suporte às empresas geradas para o aperfeiçoamento do produto, capacitação do empreendedor, contato com primeiro cliente e com investidores.

  • Etapa 5

    Auditorias

    Auditoria final com o objetivo de verificar a evolução alcançada pela empresa.