Nesta segunda-feira, 29, foi divulgada a lista preliminar dos 200 projetos aprovados para a terceira e última fase de seleção do programa Sinapse da Inovação Paraná. Confira aqui os selecionados.

Promovido pelo Governo do Estado por meio da Celepar e Fundação Araucária, operado pela Fundação Certi e apoiado pelo Sebrae e Sistema Fiep, o Sinapse Paraná, que bateu recorde de ideias inovadoras inscritas em toda a história do programa, irá contemplar até 100 projetos com R$ 40 mil em subvenção econômica da Fundação Araucária.

Para o preenchimento do formulário da Fase 2, os empreendedores receberam capacitações online sobre diversos temas: canvas, tecnologia e inovação, desenvolvimento de produtos, organização empresarial e gestão, estratégia de mercado, captação de investimentos, o modelo sinapse de desenvolvimento empresarial e os conceitos básicos para o manuseio da plataforma. Os vídeos de capacitação do programa foram disponibilizados aos participantes em seus perfis na plataforma e obtiveram juntos mais de 800 visualizações.

Do perfil dos 200 projetos que seguem para a última fase destaca-se a formação acadêmica dos proponentes: mais de 66% dos empreendedores possuem pós-graduação em andamento ou concluída, outros 32% possuem ensino superior em andamento ou concluído e 2% são de ensino médio ou técnico. Um indicador da alta qualidade das propostas e da oportunidade de se levar o conhecimento gerado na academia para o mercado produtivo, um dos objetivos do programa.

Ainda sobre a participação da academia, 65 projetos dos 200 aprovados estão vinculados à 11 instituições de ensino do estado. A UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com 21 propostas, a UFPR – Universidade Federal do Paraná, com 9 e a UEM – Universidade Estadual de Maringá, com 8, foram destaque entre as instituições que mais tiveram projetos selecionados nessa fase.

Quanto à distribuição geográfica dos proponentes, 64 são da região Metropolitana de Curitiba, 58 do Norte Central, 26 do Sudoeste, 15 do Oeste, 13 do Centro Ocidental, 9 do Centro-Sul, 8 do Norte Pioneiro, 6 do Centro Oriental e 1 do Sudeste. No total, os projetos são provenientes de 27 municípios paranaenses. As cidades com maior número de projetos selecionados foram Curitiba (63), Londrina (36) e Maringá (17).

Entre os 200 projetos que seguem para a última fase do processo, 59 correspondem à temática Tecnologia da Informação e Comunicação; 39 à  Saúde e Bem-Estar; 29 à Biotecnologia; 26 à Gestão; 17 à Eletroeletrônica; 14 à Químico e Materiais; 11 à Mecânica e Mecatrônica e 5 à Nanotecnologia.

Agora os participantes da Fase 2 podem solicitar os feedbacks de suas avaliações e a lista final dos aprovados será divulgada no dia 12 de agosto, de acordo com o cronograma de atividades do programa. Os 200 selecionados deverão na Fase 3, submeter um projeto de fomento na plataforma da Fundação Araucária. O projeto deverá detalhar o plano de aplicação dos recursos, bem como o cronograma de desenvolvimento das atividades planejadas. Para isso, os empreendedores receberão orientações sobre o preenchimento do formulário, utilização de recursos e capacitações com sinápticos de edições em outros estados, que irão compartilhar suas experiências no programa e fornecer dicas para os novos empreendedores.

Ao fim da última fase, até 100 projetos serão contemplados e receberão R$ 40 mil em subvenção da Fundação Araucária e outros benefícios de instituições parceiras do programa. O resultado final será divulgado no dia 07/10/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *