Empresas do Sinapse são destaque em outros programas

Um dos objetivos do Sinapse da Inovação é a promoção da cultura empreendedora, para isso, o programa auxilia nos primeiros passos das startups para que cresçam e se desenvolvam com qualidade em um curto período de tempo. O Sinapse da Inovação, que completa 10 anos no próximo mês e conta com a experiência da criação de mais de 500 startups, também se orgulha das empresas sinápticas aprovadas em outros programas de empreendedorismo pelo Brasil e mundo afora.

Editais nacionais

Em 2018, 1240 startups de todo o país inscreveram-se para disputar uma das 305 vagas do ciclo de aceleração do programa InovAtiva Brasil. Dentre as 305 startups aprovadas no InovAtiva estão 40 empresas catarinenses, e destas, 12 são empresas participantes do Sinapse da Inovação Santa Catarina, representando 30% das aprovadas! O InovAtiva é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, com execução da Fundação Certi.

Além das sinápticas catarinenses aprovadas, empresas participantes do Sinapse da Inovação Espírito Santo também foram contempladas pelo programa InovAtiva Brasil. Das 12 empresas capixabas aprovadas – número recorde no estado –  4 participam do Sinapse da Inovação ES, lançado no ano passado e que já apresenta resultados positivos na região. Para o diretor presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon “O resultado foi muito importante para colocar o Espírito Santo no mapa da inovação do país. Também foi demonstrada a efetividade do Programa Sinapse da Inovação como ferramenta de fomento às empresas inovadoras”, destacou.

Editais catarinenses

Em Santa Catarina, foi divulgada no dia 28 de março, a lista com as 30 startups aprovadas no programa Startup SC. A iniciativa, promovida pelo Sebrae Santa Catarina em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), possui duração de cinco meses, nos quais serão ofertados treinamentos e acesso à uma rede de empreendedores e investidores do estado. Dentre as 30 empresas aprovadas, 11 são sinápticas da edição atual ou de edições anteriores do programa. As empresas sinápticas contempladas pelo Startup SC são: Agrotechlink, Chawork, Cheap2ship, Code Money, Conpass, Gravitwave, Leoa, PagueDepois, Talent Miner, WelobYak.

Sinápticos pelo mundo

Além dos programas de fomento nacionais, sinápticas exploram as possibilidades do mercado externo através de programas internacionais. O Programa StartOut Brasil, por exemplo, selecionou empresas para imersão e prospecção de negócios na Alemanha e também para participação na CUBE Tech Fair. Dentre as 15 selecionadas, está a TNS Soluções, empresa participante da edição piloto do Sinapse da Inovação em 2008.

Em 2016, as startups sinápticas Revella e i9 Biotec conquistaram o 1º e 3º lugar do AIT Camp na Suiça. No mesmo ano, a sináptica PackID, de Chapecó, recebeu um prêmio de 10 mil euros em Berlim, no programa de aceleração de startups AdMaCom, por meio da rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials).

O programa Sinapse da Inovação se orgulha dos inúmeros cases de sucesso! Completando 10 anos de atuação, o Sinapse da Inovação se concretizou como política pública essencial para o fortalecimento do ecossistema de inovação, promovendo oportunidades e contribuindo para o aquecimento do mercado e geração de tecnologia!

Você é sináptico e foi contemplado por outros programas de empreendedorismo e inovação? Conta sua experiência pra gente!

    1. Olá José, parabéns! Que bom saber disso, estamos sempre de olho nas nossas sinápticas pelo mundo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *