No dia 07 de março aconteceu a abertura do Fórum Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) em Florianópolis. Realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FAPESC, com o apoio da Fundação CERTI, além de reunir representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa de todo país, o evento contou com a presença de empreendedores aprovados na sexta edição do Sinapse da Inovação em Santa Catarina, autoridades locais, parceiros do programa, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e o Governador do Estado em Exercício, Eduardo Pinho Moreira.

 

 

Após recepção e welcome coffee, os empreendedores participaram da palestra de orientação para a fase de pré-incubação com o Consultor de Negócios da Fundação CERTI, Carlos Bizzotto. Nesta fase, os projetos contratados devem desenvolver seus produtos, capacitar sua equipe, encontrar um primeiro cliente e ter acesso a potenciais investidores. Para isso, os empreendedores poderão participar de diversos workshops presenciais e capacitações online nas áreas a serem desenvolvidas de seus negócios: produto, tecnologia, mercado, equipe, gestão e capital.

 

 

Em seguida, Luciano Michelan, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento  Econômico Sustentável – SDS, falou sobre o programa Santa Catarina Bem Mais Simples, que tem como objetivo alcançar a desburocratização na abertura e fechamento de empresas. As novas regras preveem a dispensa de certidões de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas para operações de baixas de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

 

 

 

A palestra do Especialista em Aconselhamento Empresarial e Desenvolvimento Humano, e também ex-Diretor de RH e Desenvolvimento Organizacional da Buscapé, Pompeo Scola, aconteceu na sequência. Com uma vasta experiência em desenvolvimento de ecossistemas de inovação, Pompeo tratou da importância do ecossistema para o empreendedorismo em Santa Catarina e respondeu às perguntas dos participantes. De acordo com a coordenadora da Incubadora CRIE, Pâmela Bressan, “a troca de experiências e as perguntas enriqueceram o evento e agregou conhecimento para todos. O palestrante conduziu muito bem e deixou uma mensagem positiva para os presentes.O networking foi muito importante e de grande valia”.

 


Após a palestra do Pompeo Scola, os empreendedores tiveram a oportunidade de fazer um pitch sobre o negócio que estão iniciando, um momento de compartilhar as ideias e conhecer os outros sinápticos!

 

 

 

A presidente do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, abriu a cerimônia oficial do Fórum ressaltando o foco dado às discussões sobre inovação que permearam toda realização do evento. As autoridades realizaram a assinatura de atos referentes ao fomento à ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina e também referente à entrega dos fomentos aos contemplados no Sinapse da Inovação.

 

 

Foram premiados com um iPad os participantes do Sinapse da Inovação que obtiveram a melhor pontuação na Bolsa de Valoração de Ideias (BVI): Hyan Dias Tavares, Marco Povoa Sposito (representando Augusto Verzbickas da Costa), Odilo Schwade Junior, Rodrigo Figueiredo Terezo e Henrique Lopez Blanck. 

Após o ato, foi assinado o Termo de Ratificação do Acordo CNPq-Fapesc para a concessão de bolsas em nível de graduação e mestrado para os executores técnicos de cada um dos mais de 100 projetos contemplados na chamada pública do Sinapse da Inovação. Foi assinado, ainda, o termo que visa a inserção de bolsistas qualificados em empresas geradas no âmbito do Sinapse.

 

Seis empreendedores foram escolhidos para representar as seis mesorregiões do estado na solenidade, são eles: Tania de Lima Pacheco Pessatti (Vale do Itajaí – Projeto: Nanocosméticos com antioxidante obtido de organismo aquático), Ghisana Fedrigo (Oeste – Projeto: Easy Tool- solução de instrumentais laparoscópicos), Adan Kvitschal (Norte – Projeto: ModuHub Core – Aceleração da IoT no Brasil), Juliana Mattana (Grande Florianópolis – Projeto: ManejeBem: Rede Social para Agricultores), Felipe Ricardo Macedo do Amaral (Região Serrana – Projeto: ilergic – Saúde além do rótulo) e Eduardo Bilésimo Serafim (Sul – Projeto: Bioacelerador de autodepuração de Drenagem Ácida de Mina).

 

O evento foi um um sucesso, além de reunir os novos sinápticos, o encontro proporcionou muito networking e aprendizado! O encerramento do evento aconteceu com a foto da turma de empreendedores da sexta edição do Sinapse da Inovação SC. Confira mais fotos do evento em nossa FanPage.

Ana Victoria
Analista de Inovação e Empreendedorismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.