10 séries com lições sobre empreendedorismo

Temas sobre o mundo do empreendedorismo não estão apenas em livros e palestras, é possível aprender – e muito – com séries, filmes, vídeos e documentários disponíveis sobre os mais variados assuntos. Hoje em dia é difícil não se render às maratonas de séries na Netflix e HBO não é mesmo? Mas os empreendedores sempre podem tirar lições importantes mesmo em momentos de lazer.

Sabendo disso, o Portal Sinapse selecionou 10 dicas de séries que têm muitas lições sobre empreendedorismo, estratégia e planejamento. Escolha a sua favorita e aprenda sem deixar de se divertir!

 

1- La Casa de Papel

Essa é a série do momento, muito se tem falado sobre a trama espanhola. São vários os fatores de sucesso, dentre eles a ótima produção e o roteiro repleto de reviravoltas. A história trata de um grupo de assaltantes que planeja invadir a Casa da Moeda espanhola e, antes de deixá-la, fabricar o próprio dinheiro. A série consegue prender a atenção do espectador diante dos planos mirabolantes, cheios de detalhes. Mesmo com tudo muito bem pensado, os assaltantes não conseguem prever tudo o que acontece com os reféns e policiais e precisam lidar com situações inesperadas.

#Dica 1 Planejamento

Um bom planejamento é fundamental, e quando se trata do mundo do empreendedorismo planejar é a diferença entre alcançar o sucesso e navegar sem rumo. Além de planejar, é importante analisar os ambientes interno e externos, para que você esteja preparado caso algum imprevisto aconteça. O personagem do Professor (Álvaro Morte) passou boa parte da sua vida pensando em seu plano mirabolante e mesmo assim teve que lidar com diversos imprevistos que arriscam o sucesso da sua empreitada.

 

 

2 – House of Cards

O universo da política também pode nos ensinar muito. A série original da Netflix mostra os detalhes da vida do deputado Francis Underwood e como ele conseguiu chegar à presidência dos Estados Unidos. São diversos os personagens com características marcantes que se destacam no jogo do poder.

 

 

#Dica 2 Negociação

Esta é uma série com lições valiosas de negociação que podem ser utilizadas também por empreendedores. Tanto o pensamento estratégico quanto a força de decisão são elementos necessários para o sucesso da negociação. O casal Underwood sabe bem como influenciar e traçar estratégias para alcançar o sucesso dos seus planos.

 

 

3 – Sherlock

O personagem é famoso pelas suas investigações e deduções capciosas, mas a série traz diversos casos interessantes, com uma produção impecável. Além de Sherlock e seu fiel amigo Dr. Watson, um personagem marcante é o vilão Moriarty, figura extremamente inteligente que traz um dinamismo para a trama.

 

 

#Dica 3 Persuasão

Para conquistar a atenção do seu público e convencer a todos que você tem um bom ponto, é necessário apresentar argumentos e utilizar técnicas de persuasão. Inicialmente até mesmo os policiais duvidam de Holmes, porém, por meio de suas habilidades de observação e dedução o detetive persuade a todos do seu valor.

 

 

4 – Girlboss

A série é uma releitura de um negócio real! Os episódios contam a história da Sophia Amoruso, jovem rebelde que abandonou os estudos e a casa dos pais e  começou uma loja online. Sophia aprende a lidar com diversos obstáculos de ter o próprio negócio, o site de roupas Nasty Gal.

 

 

#Dica 4 Resiliência

Mesmo enfrentando os mais diversos problemas, é preciso aprender com os erros e não se deixar abater. A resiliência é a capacidade de adaptar-se às mudanças, algo imprescindível aos empreendedores. A garota que começou a vida vendendo roupas antigas no eBay, hoje aos 33 anos tem uma marca multimilionária baseada em Los Angeles.

 

5 – Mad Men

Esta é uma série sobre a rotina de uma agência de publicidade dos anos 60. “Não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende” este é o lema da Sterling Cooper. A história tem como um dos personagens principais o diretor de criação Don Draper.

 

 

#Dica 5 Saiba aproveitar as oportunidades

A série fala muito sobre inovar e criar novas oportunidades de negócio, e essa é uma dica valiosa para empreendedores. Além disso, publicidade e marketing são os temas principais da série.

 

 

6 – Silicon Valley

Essa é uma série de comédia, mas que trata de um dilema desafiador: vender sua ideia de negócio por US$ 10 milhões ou receber um aporte de US$ 200 mil por 5% da empresa? A série que se passa no Vale do Silício mostra a vida de seis jovens e a criação de uma startup de tecnologia.

 

 

#Dica 6 Trabalho em equipe

Os seis programadores têm que trabalhar em conjunto para que a startup seja bem sucedida, e o trabalho em equipe é fundamental para lidar com investidores, sociedade e colocar o plano de crescimento em prática.

 

 

7 – Game of Thrones

As sete temporadas da série são de tirar o fôlego! Uma trama interminável com diversos personagens profundos. A guerra entre os reinos gira em torno da conquista do trono de ferro, representante máximo do poder e controle de Westeros. Além de lições de liderança, resiliência, lealdade e perseverança, o que mais podemos aprender com Game Of Thrones?

 

#Dica 7 Estratégia

Em tempos de guerra as estratégias são determinantes para que se consiga alcançar os objetivos. A personagem Cersei Lannister é um dos exemplos de personagens mais estrategistas da série. Ela dedicou a vida a proteger a dinastia da família e fez de tudo para se manter no poder, utilizando-se das mais diversas artimanhas.

 

 

8 – Suits

A série tem como cenário o cotidiano de um grande escritório de advocacia. A inteligência dos personagens e as negociações são destaques nas situações enfrentadas por Harvey Specter. Os personagens mostram como poder e inteligência são usados para conseguir o que se quer. Além da importância do trabalho em equipe, esta série tem um aspecto chave:

 

#Dica 8 Trabalho Duro

Harvey não atribui seu sucesso à sorte e sim a muito trabalho duro! Ele estuda os cenários e opções, analisa os riscos e planeja cada passo de maneira minuciosa para que cada etapa seja cumprida com sucesso.

 

 

9 – Breaking Bad

O professor de química Walter White, após receber a notícia de que possui um câncer terminal e perder o emprego, começa a fabricar e vender drogas ilegais. O que uma série sobre fabricação de drogas pode ensinar aos empreendedores? Esta é uma série para ser encarada de maneira metafórica, já que este não é um exemplo a ser seguido por nenhum empreendedor, mas a forma como o personagem gerencia o negócio é muito interessante.

 

#Dica 9 Gerência

O alto risco, obviamente, era um dos fatores a ser enfrentado pelo personagem. Riscos existem em todos os tipos de negócios, e com um gerenciamento bem executado, as chances de sucesso aumentam. Pode-se observar lições de gerenciamento de produção, distribuição e busca da qualidade no produto.

 

 

10 – The Office

A rotina da empresa retratada na série é uma comédia! As situações vividas pelos personagens são exemplos a não seguir no mundo dos negócios. O personagem principal, Michael Schott, gerente regional da empresa, acha que é o melhor amigo de todos os funcionários do escritório, no entanto, eles acham o contrário.

 

 

#Dica 10 Liderança

É certo que uma liderança exemplar é um ponto fundamental para guiar e reunir o trabalho de diversas pessoas em uma única direção nas empresas, portanto as ações do gerente da série não servem de exemplo a ser seguido! Ter liderança é inspirar o time e difundir o sentimento de pertencimento nas pessoas envolvidas. Durante a série é possível pensar em estratégias para desenvolver a sua liderança e levar sua equipe a alcançar maiores resultados pela empresa.

 

Aproveite o final de semana e escolha sua série preferida para fazer aquela maratona empreendedora! Assim vai ser mais fácil aprender sobre temas importantes sem deixar de se divertir (:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *