Já se sabia que os capixabas entendem de café, rochas ornamentais e de uma boa moqueca. Mas agora ficou evidente que o Espírito Santo também entende, e muito, de boas ideias. Em 2017, teve início a primeira edição do Sinapse da Inovação Espírito Santo, uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Fundação CERTI e com o Sebrae/ES.

No total, 1272 ideias inovadoras foram submetidas no portal e mais de 5 mil empreendedores foram capacitados na primeira fase do programa. Este foi o segundo maior número de ideias submetidas da história do Sinapse da Inovação desde sua criação em 2008, em Santa Catarina. As ideais são provenientes de 57 municípios capixabas.

Para o diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon,

“os resultados evidenciaram o enorme potencial inovativo da sociedade capixaba, das pessoas e das nossas instituições de ensino e pesquisa. Evidenciaram também o elevado nível de confiança na metodologia do SINAPSE, na condução que o Governo do Estado imprimiu ao Programa e, evidentemente, um elevado grau de confiança no futuro do nosso Estado. O programa contribuirá diretamente, com certeza, para a entrega de dezenas de empresas inovadoras, que contribuirão para a promoção do desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Mas, indiretamente, já deixou uma enorme contribuição para aproximação e aumento de cooperação entre os diversos entes, públicos e privados, governamentais e não governamentais, que compõem o ecossistema capixaba de inovação”.

A próxima etapa do programa selecionará as melhores ideias para receber o fomento em três fases: Fase I, que selecionará 300 projetos, Fase II, que serão 150 selecionados, e na Fase III, 40. A avaliação das ideias inscritas será realizada por especialistas de todo o estado e de Santa Catarina. O resultado final será divulgado no dia 10/01/2018. As ideias contempladas receberão R$ 50 mil em subvenção da FAPES. Ao longo de todo o processo os participantes receberão diversas capacitações para aprimorar e validar seus projetos.

Confira abaixo as principais estatísticas das ideias submetidas e mais informações no site da edição: http://es.sinapsedainovacao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *