Reduzindo o risco na criação de sua startup

Por Carlos Eduardo Bizzotto
Consultor de negócios da Fundação Certi

Vários estudos de instituições diferentes mostram que menos de 20% das startups conseguem sucesso. Isso significa que a grande maioria das soluções inovadoras não conseguiu se manter no mercado.

Mas, com os conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas disponíveis hoje, é possível reduzir o risco na criação de uma startup. Fazendo uma análise das principais causas do insucesso das startups, destacam-se as seguintes:

  1. Mercado: cerca de 40% das startups falharam porque não conseguiram identificar uma necessidade não atendida do mercado. Os empreendedores, em geral, possuem perfil técnico e estão mais focados na tecnologia e no desenvolvimento do produto do que em validar com os potenciais clientes se realmente existe um problema que vale a pena ser resolvido.
  2. Modelo de Negócios: apesar de possuírem soluções inovadoras, as startups falham em estruturar um modelo escalável de como gerar, entregar e, principalmente, capturar valor dos clientes.
  3. Equipe: problemas entre os sócios e falta de conhecimentos de gestão dificultam a continuidade de um determinado grupo de startups.

A boa notícia para os empreendedores do Espírito Santo é que a FAPES lançou o Programa Sinapse da Inovação. Executado pela Fundação CERTI, o Programa Sinapse oferece os apoios necessários para aumentar as chances de sucesso das startups participantes do programa.

Os apoios oferecidos pelo Programa Sinapse auxiliam os empreendedores a validar suas soluções junto aos potenciais clientes, oferecendo cursos é orientações que reduzem os riscos apontados acima.

Um grupo de especialistas oferecem orientações aos empreendedores, eliminando os principais equívocos realizados pelas startups. Adicionalmente, são disponibilizados cursos que aumentam o conhecimento dos empreendedores nos diferentes aspectos da geração e desenvolvimento de negócios bem sucedidos.

Outra grande vantagem de participar do Programa Sinapse é a possiblidade de se conectar a uma grande rede de profissionais, empresas e instituições, facilitando a resolução de problemas e acelerando o desenvolvimento da sua startup.

Fique de olho nas próximas edições do Programa e nas demais oportunidade compartilhadas em nosso Portal para quem quer empreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.