O programa Sinapse da Inovação de fomento ao empreendedorismo inovador ganhou o primeiro lugar da categoria “Relações Institucionais e Governamentais em Organizações Privadas” no Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e Privado, realizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). A premiação foi realizada na noite de terça-feira (25/9), no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.

Criado em 2008 pela Fundação CERTI, de Florianópolis (SC) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), há três anos o programa ultrapassou as fronteiras catarinenses e teve edições realizadas no Amazonas e Espírito Santo – com apoio das fundações locais de amparo à pesquisa, FAPEAM e FAPES –, totalizando oito edições, com quase 11 mil ideias inovadoras submetidas e 459 empresas geradas. Ainda em 2018 será publicado o edital para o Sinapse da Inovação paranaense.

Nos 10 anos de existência, o Sinapse catarinense foi responsável pela criação de 385 empresas. O programa colaborou com a geração de 2.280 empregos diretos, 194 patentes registradas e fornecimento de tecnologias inovadoras para mais de 60 países. De acordo com pesquisa interna realizada, no ano de 2014, em Santa Catarina, as empresas sinápticas foram responsáveis pelo pagamento de R$ 27 milhões em impostos, retornando um investimento de oito anos de programa. Em 2016, as startups catarinenses tiveram faturamento estimado de R$ 102 milhões. Empresas selecionadas pelo programa recebem aporte financeiro, capacitações, suporte para desenvolvimento de negócio e participação de encontros para ter acesso aos primeiros clientes e contatar potenciais investidores.

Para o Diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador (CEI-CERTI), Leandro Carioni, centro responsável pela execução do Sinapse, “a premiação representa o reconhecimento do impacto gerado pelo Sinapse da Inovação durante os 10 anos de atuação do programa e de seu importante papel no fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação regional”.

Em 2009, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reconheceu o Sinapse da Inovação, também apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), como o Melhor Projeto para a Promoção do Empreendedorismo Inovador, prêmio concedido durante o XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.

Confira os vencedores do Prêmio Marco Maciel:

  1. Instituição pública: EMBRAPA
  2. Instituição privada: Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação CERTI)
  3. Sociedade Civil: Confederação Nacional dos Municípios
  4. Jornalismo: O Estado de São Paulo
  5. Ensino: Instituto de Desenvolvimento Educacional FGV.

 

Fonte: CERTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *