Startup Hyla Biotech auxilia o combate ao câncer com diagnóstico precoce

Com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o combate à doença, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceram 4 de fevereiro como o Dia Mundial contra o Câncer. Apenas em 2020, o Brasil registrou cerca de 620 mil novos casos de tumores malignos. O dado, divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), revela uma incidência significativa da doença no país.

Para participar ativamente no combate, a startup paranaense Hyla Biotech trabalhou para criar uma tecnologia capaz de diagnosticar precocemente o surgimento de câncer no corpo humano. Em 2019, a startup foi contemplada no programa Sinapse da Inovação e, em parceria com Instituto Carlos Chagas, unidade da Fiocruz no Paraná, está co-desenvolvendo um biossensor prognóstico com capacidade de detectar, a partir de exame de sangue, um tumor antes mesmo de ser descoberto pelo teste padrão disponível nos laboratórios atualmente.


“A tecnologia da Hyla Biotech contribui para oferecer diagnóstico e tratamento precoce aumentando a chance de sobrevivência dos pacientes e diminuindo os custos ao sistema de saúde. Os recursos do Sinapse da Inovação são essenciais para a realização dos testes pré-clínicos em humanos e para o treinamento em empreendedorismo. Isso permitiu a aproximação entre a tecnologia e o fornecimento à população.”, comenta Maria Luiza Ferreira dos Santos, uma das fundadoras da Hyla Biotech.

Sobre o Programa
O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. Idealizado pela Fundação CERTI em 2008, o programa já realizou edições em Santa Catarina, Paraná, Espirito Santo e Amazonas. Os participantes concorrem a recursos financeiros via subvenção econômica, capacitações para desenvolver o negócio, acesso a possíveis investidores e fortalecimento de networking.

Yeda Teixeira
Estagiária de comunicação na Fundação CERTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *