Nesta quinta-feira (23/02), 15 startups do programa Sinapse da Inovação participaram da cerimônia de formatura do programa Lean LaunchPad, da Universidade da Califórnia-Berkeley, realizado em parceria com a UDESC/ESAG, em Florianópolis.

Durante oito semanas, três professores da Universidade de Berkeley coordenaram os estudos presenciais e virtuais, com base na metodologia de Steve Blank sobre modelagem de negócios. Foram feitas mais de mil entrevistas com potenciais clientes pelos participantes a fim de validar suas ideias de negócios. Com o método da UC Berkeley, os sinápticos tiveram que rever os segmentos de clientes nos quais pretendem atuar, propostas de valor, entre outros pontos essenciais para o sucesso de seus negócios.

Para Wellington Brocardo, da startup OAjudante, de Florianópolis, o treinamento deu um novo rumo para seu negócio. “O curso nos ajudou a economizar tempo e a canalizar esforços. Logo no primeiro dia, nós aprendemos que nosso processo de entrevistas com clientes poderia ser otimizado. Os professores do curso nos ensinaram técnicas de como fazer perguntas para extrair o máximo de informações possíveis. A nossa startup estava muito focada em produto antes do curso, e não conhecíamos tão bem nossos clientes como conhecemos hoje. O curso foi uma parte fundamental para a empresa, que hoje tem uma visão de futuro muito diferente da anterior”, afirma o empreendedor.

Esta foi a primeira edição do programa da UC Berkeley no Brasil, parcialmente financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, com apoio da Fapesc (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Santa Catarina) e Fesag (Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência). O método utilizado durante o curso foi o Lean LaunchPad, que ensina como reduzir a sua taxa de falha através da combinação de design do modelo de negócios, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento ágil do produto ou serviço.

 

Conheça as empresas que participaram do curso:

ApValor
Bauer Aerosystems
Cervejaria 4.0
Colecao.Moda
GoforGood
Go to Grow
Levteck Tecnologia Viva
OAjudante
Q Prime Engenharia
Quem vai?
RainMap – O mapa de aproveitamento da chuva
Sessicare
Sinterink
Surf Evolution
Univoxer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *