Em Chapecó (SC), três startups estão entre as finalistas do InovAtiva Brasil, um programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do país. A PackID, NextCAD – participantes do Sinapse da Inovação SC V –  e Music Me, que iniciam sua participação na fase final do InovAtiva entre os dias 22 e 24 de julho em São Paulo (SP).

As três startups chapecoenses estão entre as 132 selecionadas de 300 participantes do InovAtiva inscritos em todo o Brasil. Os representantes participam do Bootcamp Final, onde recebem capacitações, além do Demoday, no dia 24 de julho. No último dia do programa, todas as empresas apresentam suas soluções em até cinco minutos, as três melhores serão premiadas com consultorias e visibilidade de investidores.

Para Caroline Dallacorte, CEO da PackID, o programa fomenta o empreendedorismo no país, além de ser uma oportunidade de desenvolver sua empresa. “O InovAtiva é o maior programa de aceleração de startups do Brasil e faz jus ao nome por trazer temas muito relevantes e mentorias com profissionais muito qualificados. É muito bom saber que não precisamos sair do Brasil para poder acessar um programa como este, o que nos faz reacender a esperança no futuro do empreendedorismo aqui no país”, destaca.

De acordo com Tiago Zonta, CEO da NextCAD, a participação na final representa uma experiência positiva para todos os participantes. “O InovAtiva é um programa importante no ecossistema das Startups, mesmo que não forneça valor monetário. Agora, estamos na expectativa da final, que será uma nova experiência que, com certeza, será gratificante” salienta.

Os vencedores receberão alguns benefícios com parceiros como Exact Sales, Senai, Amazon Web Services. As três startups chapecoenses, assim como as outras participantes, tem a oportunidade de serem conectadas com investidores com acesso facilitado a editais de fomento e missões internacionais.

Quem são as startups?

A PackID é uma startup com sede em Chapecó que trabalha com a tecnologia aplicada ao controle de temperatura e umidade. A empresa usa sensores e um sistema para medir em tempo real ou de forma autônoma se as condições são adequadas na indústria de alimentos, remédios, transporte e demais produtos que precisam ter um controle de qualidade eficiente.

Thales Akimoto e Caroline Dallacorte, CTO e CEO da PackID, respectivamente.

Essa é a primeira vez que a PackID participa da premiação, mas, de acordo com Caroline, a expectativa é positiva. “Estamos nos preparando muito para a final. Nossa ideia é impressionar os avaliadores e que todos entendam o problema que estamos resolvendo. Nosso principal foco é mostrar para todo o país que o empreendedorismo move uma cidade, um país e uma nação”, finaliza.

Outra startup chapecoense selecionada é a NextCAD, que possui um sistema de orçamentos para a indústria de construção civil, especialmente forros e divisórias. DivCAD, o produto da NextCAD, trata-se de um aplicativo e sistema desktop que ajuda a trazer mais transparência às obras.

O InovAtiva

InovAtiva é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A execução é da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Um dos principais objetivos do programa é fomentar a internacionalização de startups brasileiras. Empresas com produtos e serviços realmente inovadores devem pensar no mercado global desde o surgimento, isso é uma das premissas do InovAtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *