TUDO PARA AUMENTAR O LUCRO DO SEU NEGÓCIO

*Autora convidada Gabriela Vitória. Redatora do GestãoClick.

Se você está começando um negócio ou já tem uma empresa em funcionamento, sabe bem que a gestão financeira é parte essencial para a sobrevivência da sua empresa. Mas, convenhamos:  você não quer só sobreviver, não é mesmo?

Para que a sua empresa cresça e alcance uma boa projeção no mercado é preciso garantir recursos para investimentos em marketing, treinamento e expansões…. E esse capital será conquistado pela sua empresa através de uma boa margem de lucro em suas vendas!

Justamente por isso, saber administrar as suas vendas para maximizar seus lucros é um desafio que deve ser encarado de frente por qualquer empreendedor que deseje crescer. Quer saber como aumentar os lucros do seu negócio? Então não deixe de conferir nossas dicas a seguir:

 

COMO GARANTIR A LUCRATIVIDADE DA SUA EMPRESA?

Existem quatro áreas essenciais para a manutenção da boa saúde financeira da sua empresa. São elas:

 

Cada uma dessas áreas têm o potencial para conduzir a sua empresa ao sucesso – mas também ao fracasso, de acordo com a gestão. Tratam-se de áreas vitais para a sua empresa, visto que são essas quatro áreas vão garantir que o seu negócio tenha:

  1. Foco e direcionamento em todos os investimentos realizados;
  2. Atuação consistente com o setor do varejo em que atua a sua empresa;
  3. Alta produtividade e excelência no atendimento, com resultante maior captação de capitais;
  4. Projeção da sua marca e conquista de novos mercados.

 

Logo, as estratégias utilizadas nestas quatro áreas terão impacto direto na sua gestão financeira e serão decisivas para garantir o aumento da lucratividade do seu negócio. Abaixo, você confere dicas específicas para o melhor desenvolvimento de cada uma dessas áreas:

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Um planejamento estratégico é um roteiro que permite determinar os custos previstos para o período, as vendas projetadas a partir do exercício anterior e as metas de vendas que devem ser atingidas de forma a garantir uma maior lucratividade no período planejado.

Para elaborar um planejamento estratégico eficiente, você precisará ter em mãos todos os dados financeiros atualizados da sua empresa – o que certamente não será um problema, se a sua empresa já utiliza um sistema ERP online.

Ao realizar o planejamento estratégico da sua empresa, visando aumentar o seu lucro, certifique-se de cobrir os seguintes pontos:

  • Determinação clara do público-alvo do seu negócio: saber para quem você está vendendo vai permitir que você determine melhor o real potencial do seu mercado;
  • Estudo da sua concorrência: para identificar as melhores práticas e o discurso de vendas da sua concorrência, bem como os preços praticados;
  • Determinação clara dos custos de manutenção da empresa: inclua gastos fixos (custos prediais e folha de pagamentos, por exemplo) e variáveis (aquisição de estoques, bonificação de vendas para a equipe, e assim por diante).

 

PRECIFICAÇÃO

Ao elaborar os preços que serão praticados pela sua loja, tenha consciência de que eles devem cobrir todos os seus custos com a manutenção da empresa, já levantados na fase de planejamento estratégico. Em outras palavras: todo e qualquer produto vendido pela sua empresa tem um custo embutido, que deve ser coberto pelo preço para evitar prejuízos à longo prazo.

Lembre-se, da mesma forma, que os seus estoques representam um capital da empresa já investido. Quanto mais tempo em estoque, maior o risco de depreciação ou até perda total do capital originalmente investido.

 

CONVERSÃO DE VENDAS

Para garantir o giro de seus produtos em estoque, invista em promoções de venda que sejam atrativas ao seu público-alvo. Lembre-se de que preço baixo não é a única coisa que a sua empresa tem a oferecer: existem outros diferenciais buscados pelo cliente na hora da compra.

Um atendimento de qualidade, que gere identificação do consumidor com a marca, ou até um programa de fidelização baseado na concessão de benefícios ou brindes pode ser uma boa opção para aumentar a sua taxa de conversão de vendas – e, em última análise, aumentar os lucros da sua empresa.

Por fim, não deixe de investir em estratégias que permitam alcançar uma maior captação de leads: sorteios ou oferecimento de brindes é uma boa forma de ampliar a base de trabalho da sua equipe de vendas.

 

MARKETING

Utilize a Internet a favor do seu negócio: invista em marketing inbound. Ofereça conteúdo de qualidade e relevância para seu consumidor, marque presença nas redes sociais e esteja disponível em canais de comunicação digital – que permitam estreitar os laços entre o seu cliente, potencial ou habitual, e a sua marca.

Uma boa estratégia de marketing, bem gerenciada, vai permitir que a sua empresa alcance maior visibilidade e projeção no mercado, com impacto direto nas suas vendas. A grande questão é: vale muito mais a pena aumentar os lucros do seu negócio através de um aumento real das vendas realizadas, do que buscar uma maior taxa de lucro em cada venda individual.

Invista em garantir a quantidade de vendas e a qualidade do serviço oferecido, e você certamente não deixará de ver crescer os lucros da sua empresa!

Ei, psiu! Não vá embora ainda não!

Conta para a gente aqui nos comentários: quais as estratégias empregadas pela sua startup na hora de garantir uma lucratividade mais interessante? Elas têm sido eficazes?

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