TUDO PARA AUMENTAR O LUCRO DO SEU NEGÓCIO
Se você está começando um negócio ou já tem uma empresa em funcionamento, sabe bem que a gestão financeira é parte essencial para a sobrevivência da sua empresa. Mas, convenhamos: você não quer só sobreviver, não é mesmo?
Para que a sua empresa cresça e alcance uma boa projeção no mercado é preciso garantir recursos para investimentos em marketing, treinamento e expansões…. E esse capital será conquistado pela sua empresa através de uma boa margem de lucro em suas vendas!
Justamente por isso, saber administrar as suas vendas para maximizar seus lucros é um desafio que deve ser encarado de frente por qualquer empreendedor que deseje crescer. Quer saber como aumentar os lucros do seu negócio? Então não deixe de conferir nossas dicas a seguir:
COMO GARANTIR A LUCRATIVIDADE DA SUA EMPRESA?
Existem quatro áreas essenciais para a manutenção da boa saúde financeira da sua empresa. São elas:
Cada uma dessas áreas têm o potencial para conduzir a sua empresa ao sucesso – mas também ao fracasso, de acordo com a gestão. Tratam-se de áreas vitais para a sua empresa, visto que são essas quatro áreas vão garantir que o seu negócio tenha:
Logo, as estratégias utilizadas nestas quatro áreas terão impacto direto na sua gestão financeira e serão decisivas para garantir o aumento da lucratividade do seu negócio. Abaixo, você confere dicas específicas para o melhor desenvolvimento de cada uma dessas áreas:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Um planejamento estratégico é um roteiro que permite determinar os custos previstos para o período, as vendas projetadas a partir do exercício anterior e as metas de vendas que devem ser atingidas de forma a garantir uma maior lucratividade no período planejado.
Para elaborar um planejamento estratégico eficiente, você precisará ter em mãos todos os dados financeiros atualizados da sua empresa – o que certamente não será um problema, se a sua empresa já utiliza um sistema ERP online.
Ao realizar o planejamento estratégico da sua empresa, visando aumentar o seu lucro, certifique-se de cobrir os seguintes pontos:
PRECIFICAÇÃO
Ao elaborar os preços que serão praticados pela sua loja, tenha consciência de que eles devem cobrir todos os seus custos com a manutenção da empresa, já levantados na fase de planejamento estratégico. Em outras palavras: todo e qualquer produto vendido pela sua empresa tem um custo embutido, que deve ser coberto pelo preço para evitar prejuízos à longo prazo.
Lembre-se, da mesma forma, que os seus estoques representam um capital da empresa já investido. Quanto mais tempo em estoque, maior o risco de depreciação ou até perda total do capital originalmente investido.
CONVERSÃO DE VENDAS
Para garantir o giro de seus produtos em estoque, invista em promoções de venda que sejam atrativas ao seu público-alvo. Lembre-se de que preço baixo não é a única coisa que a sua empresa tem a oferecer: existem outros diferenciais buscados pelo cliente na hora da compra.
Um atendimento de qualidade, que gere identificação do consumidor com a marca, ou até um programa de fidelização baseado na concessão de benefícios ou brindes pode ser uma boa opção para aumentar a sua taxa de conversão de vendas – e, em última análise, aumentar os lucros da sua empresa.
Por fim, não deixe de investir em estratégias que permitam alcançar uma maior captação de leads: sorteios ou oferecimento de brindes é uma boa forma de ampliar a base de trabalho da sua equipe de vendas.
MARKETING
Utilize a Internet a favor do seu negócio: invista em marketing inbound. Ofereça conteúdo de qualidade e relevância para seu consumidor, marque presença nas redes sociais e esteja disponível em canais de comunicação digital – que permitam estreitar os laços entre o seu cliente, potencial ou habitual, e a sua marca.
Uma boa estratégia de marketing, bem gerenciada, vai permitir que a sua empresa alcance maior visibilidade e projeção no mercado, com impacto direto nas suas vendas. A grande questão é: vale muito mais a pena aumentar os lucros do seu negócio através de um aumento real das vendas realizadas, do que buscar uma maior taxa de lucro em cada venda individual.
Invista em garantir a quantidade de vendas e a qualidade do serviço oferecido, e você certamente não deixará de ver crescer os lucros da sua empresa!
Ei, psiu! Não vá embora ainda não!
Conta para a gente aqui nos comentários: quais as estratégias empregadas pela sua startup na hora de garantir uma lucratividade mais interessante? Elas têm sido eficazes?